sábado, 3 de maio de 2003

Cenas de um Casamento

Um dos assuntos que mais interesse desperta cá em casa, é COR dos nossos futuros filhos. Passo a explicar: Eu, o vosso Muka, sou de pele cor de chocolate (de leite), cabelos pretos, (mulato) e a Sara, a minha esposa, é branca, tem olhos azuis e cabelo castanho claro. Como podem imaginar as conjecturas são imensas, e entramos muitas vezes no campo das suposições, do género daquele jogo, "Quem é Quem" - Cabelos pretos, e olhos azuis, de pele escura", e aí por diante...
Ontem, no casamento do Carlos e da Sílvia, nossos amigos e também futuros jogadores do "quem é quem" racial, senta-se ao nosso lado uma senhora mulata com uma criança de cabelo loiro e de olhos azuis. Passado um pouco, pergunto à senhora quem era o bébé, pois parecia-me óbvio que estava ali por empréstimo.O espanto tomou conta de mim e da Sara! Era seu neto e filho de uma rapariga da minha cor. "Impossível", disse a Sara, alicerçada na base genética aprofundada da Faculdade. "A cor escura predomina sempre sobre a clara". Tentei uma tirada espiritual: "Deus é que escolhe a cor das crianças", tentando contornar o inexplicável. A Sara ficou mais animada, afinal de contas, já não tem que sonhar com mulatinhos todos iguais ao pai, e eu fiquei pensativo...afinal, como é que vou explicar aos alentejanos que aquela menina linda de olhos azuis é a minha filha?

Sem comentários: