segunda-feira, 21 de julho de 2003

Só para descontrair...

sexta-feira, 18 de julho de 2003

Parabéns



Uma grande salva de palmas para um dos maiores guerreiros do século XX. Viva Nelson Mandela!

P.S. O Apartheid ainda não acabou, pelo menos por aqui...
Estrelas, estrelas, estrelas


A minha casa é pequena, mas as traseiras têm uma vista fenomenal. O céu estava limpo e proporcionou-me um espetáculo digno dos melhores palco do mundo. Vale a pena viver no interior!
Petiscos

o Renhau (Tigre de Vendas Novas), descobriu um novo "snack" de Verão: Formigas de quintal au natural

quarta-feira, 16 de julho de 2003

Maravilha

Existe pelo menos mais um blog neste espantoso universo que sabe o que significa a palavra Matumbo. Se vocês ainda não sabem...
Eu próprio não resisto a "postar" mais algumas...

Majó
Marquinho da D. Mena

Kikas
Astronauta
João Sapo
Garito
Dado
Bébé
Joquinha
Toninho Xulo
Nicknames


O João, que acabo que conhecer no Msn, aceitou o desafio. Gracias!Como poderão observar as alcunhas estão altamente contextualizadas com o meio de onde provêm...

Caro Nuno,

na minha aldeia, perto de Lisboa, há 25 anos haviam estas alcunhas:

Bode
Pide
Clarito
Baleia
Pixa
Rato
Touxe
Peixe
Sardinha (este era mesmo nome de familia)

hmmm... bolas q não me recordo de mais... mas mais havia
Lindo Agosto


Está a chegar um dos meses mais peculiares do calendário. O lindo Agosto, é, de facto, um mês repleto de acontecimentos especiais na vida do nosso povo. Deixando de lado o tópico "Férias no Algarve", aponto as minhas baterias para os emigrantes e o seu regresso ansiado à pátria lusa. Para além das estradas e das pequenas aldeias interiores estarem cheias de carros com matrículas francesas e alemãs, os emigrantes trazem consigo uma nova mentalidade adquirida por essa Europa Avançada. Esta mentalidade é marcada essencialmente por três aspectos. Primeiro: o carro que trazem geralmente é sempre uma "bomba" melhor do que a maioria dos carros lá da aldeia. Segundo: A vida e tudo o que lhe está associado é sempre melhor no país onde vivem , apesar de chorarem quando chegam a casa dos pais. Terceiro e o que mais me irrita: Insistem em falar francês ou inglês ou alemão, quando toda a gente à volta deles já topou que são emigrantes! O pior é que acabam sempre por se descair quando o filho ou filha fazem uma tropelia reagindo da seguinte forma: François, arrete essa merdx...
Haveria ainda mais para dizer, mas fica para...Agosto!!!
Acerca do Emplastro

A bomba deixa cair um engenho de duas toneladas em cima do Herman Sic do último domingo e acertou em cheio. Eu também vi o programa, mas por causa do Hélder, Rei do Kú Duro. Realmente, o show está a tocar a raia de mediocridade, se é que já não lá está há muito tempo...e penso que a figura do atrasadinho assenta melhor ao Herman do que ao Fernando.

terça-feira, 15 de julho de 2003

Alcunhas


Cresci num bairro social, na margem sul como já referi em posts passados. O "Vale da Amoreira" demonizado em tempos no programa "Casos de Polícia" da Sic, não era, no meu tempo, apenas um antro de criminalidade e toxicodependência. Era, também, um manancial de gente jovem, e sobretudo de crianças filhas de refugiados ultramarinos.
Éramos tantos que formávamos grupos por largos e, como é natural, tínhamos cada um a sua alcunha. E é exactamente sobre essas alcunhas que me quero debruçar. A partir de hoje, vou deixando esporadicamente algumas para vosso deleite.

Pimboli
Rui Piolho
Carrula
Piquet
Conguito
Tatito
Pilo
Frangas
Xinhas
Cebola

segunda-feira, 14 de julho de 2003

Para os amantes da melhor música...

é um dia triste. Chorei a morte de Compay Segundo.

sexta-feira, 11 de julho de 2003

Memórias

Hoje fui a casa da minha avó e durante a estadia, pedi-lhe para ver as coisas do meu falecido avô. Entre poemas, apontamentos, dissertações e gravações áudio, foi muito bom ter estado com ele outra vez, ainda que a comunicação tenha sido unidireccional. A Sara gostou principalmente dos poemas dedicados à minha avó, tanto que disse maldosamente: "Vê lá se aprendes qualquer coisa..."
Numa das cassetes, de inspiração evangelistica, o velho Zé Chicoronho convida os seus ouvintes a meditarem na parábola do Rico e de Lázaro (Lucas 16:19ss). Em vida, o rico comia faustosamente enquanto Lázaro se alimentava das migalhas que caiam da mesa do Rico.
Após a morte dos dois. Lázaro encontra-se no céu e o Rico no Inferno. O rico pede a Abraão que permita a Lázaro refrescar-lhe a língua porque se encontra atormentado nas chamas. Abraão lembra o Rico que entre céu há um abismo inultrapassável, assim como entre o inferno e a terra.
O velho Zeca lembrava os ouvintes atentos que só temos uma oportunidade para salvação, porque só temos uma vida. A decisão deve ser tomada é agora, enquanto por cá estamos. Realmente, depois da morte não há volta a dar-lhe.

quinta-feira, 10 de julho de 2003

Interrogação II


Porque é que a maioria (99%) das pessoas que entra em lojas como Massimo Dutti, Pierre Cardin, Cortefiel, Gant, entre outras, são de raça branca?
Interrogação I


Porque é que a maioria (99%) dos empregados de limpeza do Colombo são de raça negra?

quarta-feira, 2 de julho de 2003

Estou com uma...

Grande preguiça alentejana. De maneiras que não me apetece escrever nada. Para o pessoal amigo que lê o Muka recomendo uns caracóis com pão torrado e manteiga, ou uns bifinhos de coentrada, ou mesmo choco assado, para se entreterem até ao próximo post. Regado com cerveja claro!!!
Viva o alentejo!