sexta-feira, 6 de janeiro de 2006

Idiotas ?

Ouvir os representantes do Hamas ou o presidente do Irão a falar é presenciar um espectáculo surrealista. O desejo mórbido de vingança pelos erros cometidos por Sharon no passado, ao estilo olho por olho, dente por dente, tolda-lhes o entendimento.
É que o outroura radical de direita, com o passar dos anos, tornou-se mais tolerante para com os palestinianos, tentando limpar essa imagem negativa, cedendo-lhes inclusivé a faixa de Gaza, algo abominável para os extremistas israelitas, como pudemos ver pelas imagens televisivas. Por outro lado, e de forma indirecta, formou o novo partido Kadima, muito menos extremista que o Likud e com grandes chances de ganhar as próximas eleições.
O que temos então? A possibilidade da morte de Sharon pode vir a abrir um novo espaço para os radiciais nas eleições, logo, desfavorecendo a causa palestiniana, elevando ao endurecimento das relações políticas no resto do médio oriente. Enfim, é caso para dizer que perderam e perdem um boa oportunidade para estarem calados.

Sem comentários: