quarta-feira, 7 de junho de 2006

O diabo do incêndio

O Sr. Padre Carreira das Neves, doutor em teologia, um biblicista no entender do próprio, foi entrevistado pela RTP para derramar a sua douta sabedoria no assunto do 06.06.06.
Porém, quando instado a comentar sobre o realismo da figura demoniaca afirma: "...o diabo são os incêndios, as fomes, as guerras...".
Espanta-me que um leitor e estudioso tão arguto das Escrituras, um teólogo de mão cheia, cometa o erro de palmatória que é não conseguir melhor do que arranjar uma explicação naturalista para um personagem tão definido e personalizado como o diabo. Vamos a factos:

«O diabo vosso adversário anda em derredor...» 1 Pedro 5:8
«Disse Pedro: Ananias, porque encheu Satanás o teu coração para mentires...?» Actos 5:3
«Não é de admirar porque o próprio Satánas se transforma em anjo de luz» 2 Coríntios 11:14
«Foi expluso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo...» Apocalipse 12:9
«Foi Jesus levado para o deserto para ser tentado pelo diabo...» Mateus 4:1
«Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade» João 8:44

Perante a gritante ignorância de Carreira das Neves deixemos que a histeria do dia de ontem nos valha de alguma coisa, ou seja, lembrar-nos que o diabo existe, está activo e tem uma agenda em mente que quer cumprir.

Sem comentários: