segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sobre os “méritos” de Darwin

Um dia tu serás o velho!

“Deixe-me relatar-lhe um incidente a respeito do Rabino Yaacok Kaminetzki, zt’’l. Já nos seus oitenta ou noventa anos, à época do incidente, certa vez viajava de avião com o seu filho e aconteceu ter-se sentado ao lado de um senhor de idade, israelita, um dos sionistas originais. Eles conversaram por um longo tempo. Então, o homem comentou com o Rabino Kaminetzki como estava impressionado pelo facto de que o filho do Rabino, que cuidava de todas as necessidades do pai durante a conversa, fosse tão devoto e leal a ele e a seus caminhos.”
“Num tom de resignação, o idoso israelita disse ao Rabino: ‘Tivemos sucesso ao trazer o progresso para o povo judeu. Entretanto, admito que falhámos miseravelmente em outra área: em estabelecer respeito pelos mais velhos. Pelo contrário, o oposto é que ocorreu. Os mais velhos são forçados a respeitar os jovens’. Depois, ele acrescentou: ‘Não sei por que falhámos nesta área’.
“ ’Se o senhor me permite sugerir uma resposta’, disse o Rabino Kaminetzki, ‘Penso que pode ter a ver com o facto de que ensinámos a Torá aos nossos filhos e a Torá ensina-nos que o ser humano é uma criação de D’us. Consequentemente, é o mais velho, o mais próximo cronologicamente do primeiro ser humano, a criação do próprio D’us. E, por sua vez, a pessoa mais jovem olha com respeito para a pessoa mais velha. Entretanto, vocês ensinaram aos vossos filhos que o homem descende de animais. Portanto, quanto mais velho o homem, mais ele se parece com um macaco. Quanto mais jovem, mais avançado ele é’. “


In, “Os dias estão chegando”, Rabi Ezriel Tauber.

Sem comentários: