terça-feira, 31 de maio de 2005

O nosso problema é outro

O País está de pernas para o ar! É o que todos pensam e comentam nestes dias. O défice, o aumento do desemprego, o IVA a 21%, os combustíveis carissímos e o habitual mal estar nacional que há muito impera, colocam Portugal um pouco abaixo da " tanga". O que dizer sobre isto?
Eu creio que as atenções estão demasiado viradas para as consequências da crise e não para as causas, essas sim, dignas de serem analisadas. Porque razão Portugal não se desenvolveu o suficiente, tal como a Grécia e principalmente a Irlanda que entraram para a UE numa situação muito pior do que a nossa? Não é estranho que ao fim de 19 anos a receber fortunas, o que temos de palpável são shoppings e auto-estradas? A minha resposta centra-se num factor apenas: A falta da "cultura da excelência". Os portugueses têm falta de brio, competência e produtividade nos seus empreendimentos (de qualquer ordem), pelo que isso tem reflexos no bem estar de todos. E o pior é que os nossos governantes, em vez de darem o exemplo, são eles mesmos os maiores encorajadores e adeptos deste sistema viciado de desperdício de tempo, energia e dinheiro.
A solução não passa por apertar o cinto, mas sim por uma mudança activa e concertada de mentalidades. O que precisamos é deixar de ser o país do "chico-esperto". Se isso não acontecer vamos ter de suportar medidas drásticas o resto da vida.

Sem comentários: