sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Filo-semitismo II (dos comentários ao 1º post)

"Alecrim disse:Desculpa, mas querias ser apedrejado? Em que sentido é que a tua religião não aquece nem arrefece? Não TE aquece?"

Cristãos houve, nos primeiros séculos, que desejaram ardentemente esse final. Espero que não tenhamos que chegar a esse ponto porque não possuo um espírito masoquista. Mas a realidade das perseguições não é assim tão remota como se possa imaginar. Se, por exemplo, transportarmos o cristianismo para o contexto do mundo islâmico o que não falta é casos de apedrejamento, prisões, perseguições, decapitações, execuções sumárias, violações, etc.
Eu diria que o problema é que o cerne da mensagem Cristã (arrependimento e fé) se diluiu de tal forma na cultura ocidental que não provoca qualquer tipo de reacção aos seus ouvintes. Não por culpa da mensagem em si, mas dos que a transmitem. E aí, os diversos interlocutores cristãos devem fazer a sua própria avaliação. Creio que o pior castigo para uma religião é a indiferença do meio onde ela subsiste. Receio que o Cristianismo Ocidental tenha sido domado por interesses secundários que não o de apresentar Cristo, tal como ele é: atractivo mas, também, perturbador. Daí que não haja nem aprovação nem rejeição. E qualquer uma delas seria um sinal de vitalidade.

4 comentários:

David Cameira disse...

Console-te o facto de sempre que temos um debate criacionista viram logo todos os académicos a invectivar os estúpidos, tacanhos e ignorantes dos evangelistas fundamentalistas....

Lou H. Mello disse...

apresentar Cristo, tal como ele é: atractivo mas, também, perturbador;

Essas máximas precisam ser resgatadas. De acordo.

Vilma disse...

Nuno: lê este post deste blogue - Escancarada.
http://queridoleitor.zip.net/
Beijocas

Júnior disse...

A mensagem é indiferente devido a indiferença a qual a vivemos. O People está cansado de bla bla bla e ti ti ti, querem ver algo real e vivido. Vida que fala sem voz, é o que devemos viver em muitos casos.